Força Psicológica

16/01/2011 16:48

Durante a vida é mais do que normal enfrentarmos dificuldades, obstáculos e termos momentos de sofrimento, uma das boas coisas que as Artes Marciais, de forma geral, traz para o praticante é o condicionamento psicológico.

Um exemplo claro da importância da resistência psicológica é encontrada nos sobreviventes de desastres, guerras ou acidentes, aqueles que são colocados em situações limites declaram que nunca perderam a esperança de sobreviver e é o fator que essencialmente os mantiveram vivos e dispostos a confrontar a situação.

Mais do que a resistência física, a resistência psicológica faz com que, mesmo aqueles com pequena estatura ou força, supere seus limites e também os limites dos outros.

Durante os treinos é comum ver homens bem condicionados desistirem de um exercício por estafa física, enquanto que outros, com o físico não tão trabalhado, conseguem superar a exaustão unicamente por acreditarem que podem fazer ou resistir até o final do treino.

Além disso, a cada vez que superamos algo, adquirimos a força daquela superação e estamos pronto para atingir um limite superior. E o mais relevante é quando isso extrapola a prática marcial e passa a ser incorporado na vida do praticante, deixando-o mais disposto a resolver seus problemas e não esmorecer diante das dificuldades, ou seja, treinar para a vida e não para o tatame.

 

"A força não vem da capacidade física, ela vem de uma vontade inabalável."

(Mahatma Gandhi)


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!