Essência

08/01/2011 13:12

O que é uma técnica? 

Na maioria das vezes acreditamos que uma técnica marcial é um conjunto de movimentos que foram descobertos, aplicados, estudados e mantidos num estilo graças a sua eficiência num combate e, se não fosse assim, não seria uma técnica marcial. Mas, a técnica em si é unicamente uma série de movimentos? O que mais envolve esses movimentos para que sejam eficientes no momento certo? O que envolve dominar uma técnica?

Uma vez ouvi de um colega de Dojo que ele ficava triste por existir tão "poucas" técnicas a serem aprendidas dentro da modalidade que treinávamos, na época concordei com ele. A ansiedade de aprender tudo, ao máximo e em pouco tempo impede de ver algumas coisas...

Bom, ao contabilizarmos chegamos ao resultado de cerca de 20, mas naquele dia não víamos o que estava a frente e nem sequer conseguíamos vislumbrar as variações daquelas meras 20 técnicas. Não só variações de situação para aplicação, como também as variações que as técnicas avançariam em relação ao tipo de adversário, ao momento de execução, a versatilidade e complexidade de combinações que poderiam ser feitas, mais que isso, não enxergávamos o refinamento técnico. 

Isso se tornou claro um tempo adiante quando ao confrontar um oponente do mesmo tamanho, a técnica não se fez eficiente como se fazia quando confrontava-se adversários menores tanto em termos técnicos quanto em termos físicos. Isso saltou aos olhos porque provou duas coisas: 

Primeiro que nossa técnica era grosseira, ou seja, apenas uma série de movimentos decorados para efetivar dor, imobilizar ou projetar alguém. 

Segundo que se a técnica não for refinada, estudada, detalhada e incorporada, não funcionará efetivamente com nenhum adversário que tenha força igual ou superior a sua. 

Assim, a visão de força e velocidade são fatores que irão preponderar onde não houver técnica. Esses dois quesitos são fáceis de serem adquiridos com uma boa série de treino físico e estratégico. Porém, técnica - executar uma técnica com qualquer adversário, independente do seu tamanho, força e experiência - é algo que só ao longo de tempo de treino e compreensão da essência da técnica irá surgir. 

A visão de técnica como movimentação não é errada, mas acabou parecendo apenas primária, apenas a superfície de um gigante iceberg submerso.

A essência da técnica é mais que repetição de movimentos decorados e encaixados em certas situações. Alguns dizem que a essência de uma técnica inclui estudo teórico, filosófico, estudo de vetores físicos, compreensão de você e do seu oponente, uso de estratégia, harmonização de energias suas, do oponente e do ambiente.

É o momento em que você se torna a flecha que atinge o alvo posto no infinito, ou seja, você e a técnica são um só, ela é sua expressão e você se torna expressão dela. É o momento em que você poderia executá-la em qualquer um com total eficiência independente das variáveis.

Segundo Bruce Lee, depois de estudar o que é a técnica do soco e achar milhões de explicações, ele chegou a conclusão de que a essência de um soco é ser um soco, simples desse jeito.

Depois de tudo isso, comecei a pensar que 20 técnicas são muitas técnicas para se descobrir seus movimentos, combinações, variações e, mais que isso, suas essências.

Meu colega também chegou a essa conclusão, mas por caminhos diferentes dos meus.