Uma Vida e Meia

27/12/2010 21:18

Comecei a praticar Artes Marciais desde criança e entre muitas idas e vindas em diversos tipos de Artes, hoje ensino e continuo praticando. Em algum momento da minha vida, descobri que esse era o caminho que seguiria, algo que gostava de fazer e que aconteceu naturalmente. Hoje sou consciente disso, pois depois de tantas coisas que fiz e vivi, o caminho marcial foi o que perdurou por todo esse tempo.

E em falando de tempo, caminho e vida, certo dia, durante um treino, meu professor disse:

- "Dizem que para saber uma Arte Marcial é necessário uma vida e meia."

Fiz cara de que então levaria muito mais tempo que eu imaginava. Daí ele completou:

- "Pense pelo bom lado, já tem quase meia vida que você pratica..." (ele tenta ser otimista sempre)

Depois disso fiquei pensando o quanto 10, 20, 30 anos é muito para alguns e é tão pouco perto da complexidade técnica e filosófica de algumas Artes Marciais e que realmente, quem disse, devia ter razão... uma vida não basta.

Então, nesse post de abertura, deixo aqui uma pergunta: quanto tempo é preciso?

Pra quem começou ontem, é preciso uma semana de cada vez.

Pra quem já tem um ano, é preciso um dia de cada vez.

Pra quem está há 10 anos, é preciso todos os dias, um pouco de cada vez.

Para quem pretende a vida inteira... é preciso vivenciar cada segundo, um por vez.

Mas eu acredito que o mais importante de tudo é que cada um tem seu tempo, seja ele de uma vez ou de cada vez.

 

Bem-vindos ao site e ao blog.

Aguardo críticas e sugestões.